Que dizem os escritores sobre o percurso de construir-se, de tornar-se um escritor? Que dizem a respeito do desenvolvimento da competência textual? É uma simples questão de dom? Que papel atribuem à leitura? À imitação? Ao exercício constante? À persistência? Ao esforço (penoso) de redigir? À importância da inspiração e da "transpiração"?
Levar o aluno a aprender a aprender como se desenvolve a competência textual é tarefa da escola, deve ser preocupação de um aluno-aprendiz de escritor, pois a ênfase da educação não deve recair sobre o que os professores devem fazer para ensinar bem, mas naquilo que os alunos devem fazer para aprender bem.
Insistimos neste "Guia de Produção Textual" que o caminho para a construção da competência textual é a leitura inteligente, que leva à decodificação do texto em sua forma ... um processo com os outros - os escritores e seus textos.
Consideramos, por isso, oportuno abrirmos espaço para depoimentos de escritores sobre o processo da produção textual na esperança de que suas experiências e vivências possam contribuir para a construção da competência textual dos aspirantes a escritor, ao trazer novas luzes acerca do ato de escrever.
Saiba mais aqui: http://www.pucrs.br/gpt/escritores.php
Fonte: PUCRS